Exercícios de Estimulação Sensorial Pós-AVC

Tato (toque e perceção da pele) 

1. Caixa sensorial com objetos variados

  • Colocar na caixa objetos com texturas diferentes (algodão, esponja, arroz, lixa, tecido de veludo). 

2. Rolar bolas de diferentes materiais sobre as mãos e braços

  • Bolas de borracha, ténis, veludo ou massagem. 

3. Banho sensorial de mãos ou pés

  • Colocar as mãos ou pés em água morna com sal grosso, bolinhas de hidrogel ou feijões secos. 

4. Massagem suave com creme

  • Aplicar creme hidratante na pele do utente, incentivando a sentir a diferença entre áreas do corpo (lado afetado e não afetado). 

5. Esconder pequenos objetos num recipiente com arroz ou areia

  • O utente procura-os com as mãos.

 Visão (estimulação visual) 

1. Identificação de cores

  • Usar cartões coloridos ou objetos do quotidiano.´
  • Pedir ao utente para nomear as cores. 

2. Seguir com os olhos (sem mover a cabeça)

  • Mexer uma caneta ou objeto colorido em frente ao utente para que siga com os olhos. 

3. Jogo de encontrar diferenças entre imagens

  • Trabalha atenção visual e concentração. 

4. Visualização de imagens familiares ou paisagens naturais

  • Estimula o relaxamento e ativa áreas da memória visual.

Audição (estimulação auditiva) 

1. Identificação de sons

  • Reproduzir sons de animais, utensílios ou sons da natureza e perguntar o que são. 

2. Tocar diferentes instrumentos ou objetos que façam barulho

  • Tambor, guizo, colher, garrafa com arroz. 

3. Escuta ativa de música

  • Pedir ao utente que diga como se sente ou o que lhe faz lembrar a música. 

Olfato (cheiros) 

1. Adivinhar o cheiro

  • Frascos com café, canela, perfume, vinagre, citrinos, etc.
  •  O utente cheira de olhos fechados e tenta identificar. 

2. Estímulo com óleos essenciais

  • Lavanda (relaxamento), eucalipto (refrescante), laranja (energizante). 

3. Cheirar flores ou ervas aromáticas frescas

  • Alecrim, manjericão, hortelã.

 Paladar (sabores e texturas) 

1. Prova de sabores

  • Usar pequenas porções de doce, salgado, ácido e amargo (com supervisão).

  • O utente diz o sabor ou reage conforme o sente.

2. Identificar alimentos só pelo sabor (de olhos vendados)

  • Exemplo: maçã, banana, iogurte, pão. 

3. Explorar diferentes texturas de alimentos

  • Exemplo: maçã, banana, iogurte, pão. 
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